Curso de oratória funciona?

Com tanta gente vendendo de tudo por aí sempre vem aquela dúvida: será que esse curso serve pra mim?

Se você alguma vez já pensou em fazer um curso de oratória com certeza é porque quer melhorar a sua comunicação. Seja no trabalho ou mesmo para ampliar a interrelação com seus amigos.

Na hora de escolher o curso podem surgir várias dúvidas o que atrapalha ainda mais a tomada de decisão.

Aqui vamos desmitificar se realmente um curso de oratória funciona e se ele serve para qualquer um.

Se você quer uma resposta simples e objetiva é:

SIM – O CURSO DE ORATÓRIA FUNCIONA

Já falei várias vezes que para você aprender a dirigir você deve ter umas aulas para aprender, assim como para exercer uma profissão é necessário conhecer as técnicas e o próprio dia a dia que envolve aquela área.

Na hora de falar em público e se comunicar com outras pessoas é a mesma coisa. Você precisa aprender técnicas para que possa falar com desenvoltura e com uma sequência lógica em sua linha de raciocínio.

Por que o curso de oratória funciona?

Primeiro que se você tem medo de falar em público, o curso vai te ajudar a desenvolver autoconfiança e fazer com que você perca o medo.

Não é apenas medo que faz com que as pessoas busquem um curso, mas itens como:

  • Desenvolver a habilidade da linguagem corporal
  • Falar com convicção
  • Falar para grandes públicos
  • Conseguir argumentar sobre um assunto em um tempo pré-determinado
  • Destacar-se entre os colegas de trabalho
  • Vencer a timidez
  • Se auto empoderar
  • Aprender a falar com diferentes públicos
  • Melhorar as relações com os clientes

E mais uma infinidade de temas que o curso de oratória pode te ajudar em seu dia a dia, seja profissional ou pessoal.

Como saber se um curso de oratória é bom?

Vários são os fatores que podemos levar em consideração na hora de escolher um curso de oratória e o primeiro a ser levado em conta é:

Qual o seu objetivo com o curso de oratória

Esse item deve ser analisado uma vez que a oratória pode ser incorporada em diversas áreas e atividades da sua vida.

Vamos supor que você seja um estudante de teatro, com certeza a sua necessidade de oratória será diferente de um advogado ou ainda de um político, por exemplo.

Veja se o curso oferece mais do que apenas técnicas vocais

Lembra que falamos sobre seu objetivo. Pode ser que você queira simplesmente melhorar a sua dicção, falar com mais clareza, aprender a ser mais objetivo com as palavras. Nesse caso um curso que aborde a fundo as técnicas vocais é o suficiente para você. Agora se você tem uma necessidade maior, como por exemplo, aprender a olhar no olho da plateia, perder o medo, então vai precisar de um curso mais completo.

Então é sempre bom analisar a grade curricular dos cursos.

Veja se o curso atender as suas necessidades específicas

Faça uma lista com os motivos que te levam a buscar um curso de oratória e a partir daí entenda se aquele curso que você tanto quer atende as suas necessidades específicas. De nada ainda fazer um curso que oferece diploma, tem aulas em um belo hotel, se o seu principal objetivo não foi atendido.

Se você tem problemas como gagueira, língua presa, dificuldade na fala, um curso de oratória não será suficiente. Você vai precisar de um especialista em fala como por exemplo, o fonoaudiólogo.

Veja se o curso tem parte teórica e prática

Um curso de oratória precisa ser dividido em pelo menos duas partes. Não necessariamente ser dividido, mas ele deve abordar as duas frentes- teoria e prática. Afinal de contas, de nada adianta você ler tudo sobre técnicas de oratória, como se portar diante do público se na hora prática você trava. Então a parte prática é tão importante quanto a parte teórica.

Metodologia

A comunicação é composta basicamente por três pilares:

  • Conteúdo da mensagem
  • Voz e dicção e
  • Linguagem não verbal

Busque saber se dentro da metodologia aplicada no curso de oratória ele vai abordar esses três pilares. Para que você domine a linguagem falada, a forma como fala e claro a sua postura e gestos durante sua apresentação ou discurso.

Procure por bons profissionais

Como falamos logo no início desse artigo, tem uma dezena de profissionais oferecendo cursos de oratória e não estamos falando que um é melhor do que o outro, aqui você vai escolher o que melhor atende as suas necessidades.

Além disso, na hora de escolher procure depoimentos de alunos, ex alunos, pessoas que já fizeram o curso, o que gostaram, quais os pontos positivos e negativos que encontraram na metodologia daquele profissional.

Afinal de contas não seria nada agradável fazer um curso e ao final ver que não atendeu as suas expectativas pessoais e profissionais.

A própria internet, sites de reclamações podem te ajudar nessa hora de escolher um profissional capacitado de acordo com seu perfil.

Curso de oratória funciona?

Ao final do curso de oratória você deve ser capaz de identificar os próprios erros, entender onde se saiu bem, onde ficou enrolando com as informações, onde você fez uma brincadeira que não cabia no contexto, vai saber ser autocrítico.

Além de ter outro olhar e visão quando estiver assistindo a outras apresentações.

Muitas vezes vai saber identificar as etapas do discurso de cada palestrante.

Lembre-se cada um tem um jeito, um perfil específico e a ideia do curso de oratória não é que você se transforme em um robô ou cópia de outro profissional. A ideia do curso é que você seja capaz de se desenvolver e criar o seu próprio personagem e acima de tudo, atingir seu objetivo que é:

FALAR BEM EM PÚBLICO

E aí gostou dessas dicas?

Comente aqui qual sua maior dificuldade com oratória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco! whatsapp