Oratória no mundo corporativo é fundamental para o seu sucesso profissional

Oratória no mundo corporativo é fundamental para o seu sucesso profissional

Mais do que ter um diploma reconhecido por uma das melhores universidades, especializações, entender outro idioma, hoje em dia para ter sucesso no mundo corporativo é preciso muito mais do que apenas ser bom na sua área. É preciso dominar a comunicação.

O mundo corporativo é competitivo. Foi-se o tempo que a pessoa assumia o cargo por indicação desse ou daquele parente e amigo e ali permanecia até se aposentar. Se esse profissional não souber argumentar, atender ao cliente e lidar com a equipe interna, seus dias podem estar contados na empresa.

Oratória garante o sucesso profissional

Será que uma pessoa que argumenta bem pode garantir a venda ou passar credibilidade ao falar com o cliente.

Pode ter certeza que sim.

Da mesma forma ser grosseiro, apresentar postura de cansaço, demonstrar impaciência pode ser um ponto negativo que vai afastar seus clientes da sua empresa.

É aí que a oratória entra para transformar a situação. Muitas vezes o diretor ou essa pessoa que tem contato direto com o cliente nem se dá conta de que está agindo assim. Aplicando as técnicas de oratória como postura correta, simpatia, vontade e claro ter conhecimento sobre a área de atuação vão ajudar não apenas na venda, mas na fidelização do cliente.

O profissional que domina a arte da oratória tem nas mãos uma valiosa ferramenta de persuasão.

E persuadir não é convencer ou induzir alguém a comprar algum serviço ou produto, ou ainda impor algo por ser o diretor ou gerente da empresa – persuadir é fazer com que alguém acredite em algo que você está argumentando a partir do que você apresenta e de que forma.

Por isso é sempre importante preparar o seu discurso, seja de venda, ou mesmo de apresentação para a sua equipe. Saiba levantar questões que podem ser comuns a todos e então tenha uma conclusão, isso tudo deve acontecer de forma a gerar empatia e confiança, seja com o cliente ou com os funcionários.

Nesse caso um curso de oratória pode fazer com que você tenha um diferencial diante dos demais, já que o curso de oratória vai te orientar na forma de falar, o que falar, como se vestir, como expressar seus gestos, sua linguagem corporal entre outros itens.

Oratória assertiva aumenta produtividade

Já pensou que ao invés de ter de falar duas, três, quatro vezes a mesma coisa os seus colaboradores entendessem a mensagem logo de primeira?

Se você acha que isso é importante, saiba que uma boa comunicação evita ruídos e consequentemente reduz o tempo para a execução das tarefas.

Além disso, a oratória pode ajudar a moldar a identidade visual da corporação, fazer com que todos trabalhem com a mesma linguagem, haja um entrosamento entre os colaboradores e contribua para atingir metas de forma eficaz e no menor tempo possível.

Uma boa comunicação pode influenciar até na produtividade de sua equipe.

Importância da oratória em cargos de chefia

Os gerentes e colaboradores de uma empresa necessitam superar a inibição, expressar um pensamento organizado, falar bem e possuir capacidade de argumentação, com a equipe e também com os clientes.

Para isso um curso de oratória vai te ajudar a realizar reuniões eficazes, ajuda a fidelizar clientes e fortalecer relacionamentos. 

Oratória aumenta a credibilidade no mundo corporativo

O profissional que consegue argumentar e tem o domínio da oratória consegue transmitir mais segurança em seu ambiente de trabalho e com isso conquista a sua credibilidade e a da empresa.

Quem é capaz de posicionar suas ideias tem mais chance de ser ouvido, compreendido e admirado.

Pode perceber dentro do seu ambiente de trabalho e mesmo familiar, quem são as pessoas que mais geram credibilidade? As mais acanhadas e que não conseguem se expressar ou aquelas pessoas que falam com determinação e clareza na informação que quer transmitir?

Está vendo como a oratória muda tudo!

O domínio da oratória impulsiona a carreira

Se expressar bem é pré-requisito até mesmo antes de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. 

Se você deseja se destacar já deve ter percebido que somente o currículo não é suficiente. A comunicação do candidato vem sendo avaliada, seja individualmente ou mesmo em dinâmicas de grupo. E, se você já ocupa um cargo na empresa e almeja impulsionar a carreira saber falar e expressar-se bem estão entre os itens avaliados.

Nessas horas o curso de oratória pode te auxiliar a ter mais autoconfiança e ser criativo, em diversos contextos, conseguindo se sobressair dentre os demais.

Oratória ajuda a dominar a linguagem corporal

Até mesmo no ambiente corporativo dominar a linguagem corporal pode te ajudar a ter melhores relacionamentos. Afinal de contas: o corpo fala!

Se você está inseguro e demonstra isso durante uma reunião de negócios, durante uma orientação para a equipe, pode ter certeza que eles vão notar.

Consciente ou inconscientemente, as pessoas que estão ouvindo sua argumentação vão avaliar o que diz o seu corpo, e não só o que sai de sua boca.

A forma como você posiciona as mãos, como olha para a sua plateia, sua postura, expressões faciais. Tudo isso representa um impacto que pode negativar ou impactar a sua fala. 

Quem não domina essas técnicas pode se contradizer no que fala e no que o corpo está expressando.

Em um curso de oratória, o aluno aprende a se expressar de maneira integral, permitindo que a mensagem chegue ao ouvinte sem ruídos na comunicação, mais do que aprender a falar o curso te proporciona formas de se expressar, aprender a cativar o ouvinte e claro passar a sua mensagem da melhor maneira possível de maneira clara e objetiva.

Oratória melhora o relacionamento interpessoal

Diversos são os aspectos que dificultam o relacionamento interpessoal e entre as barreiras mais comuns está a dificuldade na compreensão da linguagem.

Você já viu aqueles líderes que insistem em falar em linguagem técnica com pessoas que não entendem do assunto?

Da mesma forma que a clareza na comunicação estimula os grupos e fortalece a união no trabalho, a falta de clareza também gera desentendimento e discórdia.

E como superar essas dificuldades de comunicação?

Simples: conhecendo os segredos da oratória.

De forma bastante intuitiva você vai:

  • Aprender a observar diferentes pontos de vista sem ter que contradizer a informação,
  • Vai desenvolver a empatia com o outro,
  • Vai desenvolver habilidades para substituir termos técnicos por uma linguagem simples e direta. 

Não é porque você entende de linguagem específica que precisa mostrar isso para todo mundo.

Lembre-se: mais importando do que mostrar seus conhecimentos técnicos você deve fazer com que o outro entenda a sua mensagem.

Evitar o envio de mensagens incorretas vão te ajudar a ser um profissional melhor e mais bem-sucedido no mundo corporativo.

E aí, já está aplicando algumas dessas habilidades em seu dia a dia?

Comente aqui com a gente.

One thought on “Oratória no mundo corporativo é fundamental para o seu sucesso profissional

  1. Pingback: Curso de oratória funciona? Descubra a verdade que ninguém te conta - Transformatória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco! whatsapp